Pages

Subscribe:

domingo, 5 de outubro de 2008

O comando show ip route


Uma das principais funções de um roteador é determinar o melhor caminho para um destino. Ele aprende caminhos, também chamados de rotas, a partir da configuração do administrador ou a partir de outros roteadores através de protocolos de roteamento. Os roteadores armazenam essas informações em tabelas de roteamento, usando a memória de acesso aleatório embutida (RAM). A tabela de roteamento contém uma lista das melhores rotas disponíveis. O roteador usa a tabela para tomar decisões de encaminhamento de pacotes.

O comando show ip route exibe o conteúdo da tabela de roteamento IP. Essa tabela contém entradas para todas as redes e sub-redes conhecidas, além de um código que indica como a informação foi obtida. Estes são alguns dos comandos adicionais que podem ser usados com o comando show ip route:


* show ip route connected
* show ip route address
* show ip route rip
* show ip route igrp
* show ip route static

A tabela de roteamento mapeia prefixos de rede para interfaces de saída. Quando o RTA recebe um pacote destinado ao endereço 192.168.4.46, ele procura o prefixo 192.168.4.0/24 na tabela. O RTA encaminha o pacote pela interface (Ethernet0) com base na entrada da tabela de roteamento. Quando o RTA recebe um pacote destinado ao endereço 10.3.21.5, ele envia o pacote pela serial 0.


A tabela do exemplo mostra quatro rotas para redes conectadas diretamente. Essas rotas, indicadas pela letra C, estão disponíveis para redes conectadas diretamente. O RTA abandona os pacotes destinados a uma rede que não esteja listada na tabela. Para encaminhar a outros destinos, a tabela de roteamento do RTA precisa incluir mais rotas. As novas rotas podem ser adicionadas de duas formas:

* Roteamento estático – O administrador define manualmente rotas para uma ou mais redes de destino.

* Roteamento dinâmico – As rotas seguem regras definidas por um protocolo de roteamento para trocar informações e selecionar o melhor caminho de forma independente.

As rotas definidas administrativamente são consideradas estáticas porque não são alteradas sem que um administrador programe as alterações manualmente. As rotas aprendidas a partir de outros roteadores são dinâmicas porque podem ser alteradas automaticamente, conforme os roteadores vizinhos atualizam-se uns aos outros com novas informações. Cada forma tem vantagens e desvantagens fundamentais.

1 comentários:

iPhone App Development Company disse...

Como você mencionou que cada forma tem vantagens e desvantagens fundamental, gostaria de descrever aqueles.