Pages

Subscribe:

sábado, 6 de setembro de 2008

Implementação de UTP

Os padrões EIA/TIA especificam o uso de um conector RJ-45 para cabos UTP. As letras RJ representam Registered Jack, e o número 45 se refere a uma seqüência específica de cabeamento. Um conector transparente RJ-45 mostra oito fios coloridos. Quatro desses fios transportam a voltagem e são denominados "TIP" (T1 a T4). Os outro quatro fios são aterrados e são conhecidos como "RING" (R1 a R4). Tip e Ring são termos originários dos primórdios da telefonia. Atualmente, estes termos se referem ao positivo e o negativo em um par de fios . Os fios no primeiro par de um cabo ou conector são designados como T1 e R1. O segundo par é T2 e R2 e assim por diante.

O conector RJ-45 é o componente macho, crimpado na extremidade do cabo. Quando se olha o conector macho de frente, os locais dos pinos são numerados de 1 a 8, da direita para a esquerda conforme mostra a Figura .
O jack é o componente fêmea em um dispositivo de rede, tomada de parede ou patch panel conforme ilustrado na Figura . A Figura exibe as conexões de punch down na parte de trás do jack onde o cabo UTP Ethernet se conecta.
Para que a eletricidade possa fluir entre a tomada e o conector, a ordem dos fios deve seguir o código de cores T568A ou T568B encontrado nos padrões EIA/TIA-568-B.1, conforme ilustrado na Figura . Para identificar a categoria EIA/TIA correta do cabo a ser usado para conectar um equipamento, olhe a documentação do equipamento ou procure uma etiqueta próxima ao conector. Se não houver documentação ou etiqueta disponíveis, use um cabo Categoria 5E ou superior já que categorias mais altas podem ser usadas no lugar das mais baixas. Então determine se deve-se usar um cabo direto ou crossover.
Se os dois conectores RJ-45 de um cabo forem mantidos lado a lado na mesma direção, os fios coloridos serão vistos em cada um deles. Se a ordem dos fios coloridos for a mesma em cada extremidade, então o cabo é direto conforme ilustrado na Figura .


Com o cruzado, os conectores RJ-45 em ambas as extremidades mostram que alguns dos fios em um lado do cabo são cruzados para um pino diferente no outro lado do cabo. A Figura mostra que os pinos 1 e 2 em um conector se conectam aos pinos 3 e 6 no outro conector, respectivamente.

Fonte: Material CCNA

0 comentários: