Pages

Subscribe:

sábado, 6 de setembro de 2008

Fibra Monomodo

A fibra monomodo consiste nas mesmas partes que o multímodo. A capa externa da fibra monomodo é geralmente amarela. A maior diferença entre a fibra multímodo e monomodo é que a monomodo permite que somente um modo de luz se propague através do núcleo menor da fibra óptica. O núcleo do monomodo é de oito a dez microns em diâmetro. Os núcleos mais comuns são os de nove microns. Uma marcação 9/125 no revestimento da fibra monomodo indica que a fibra do núcleo tem um diâmetro de 9 microns e o revestimento interno é de 125 microns em diâmetro.

Um laser infravermelho é usado como fonte de luz em uma fibra monomodo. O raio de luz que ele gera entra no núcleo a um ângulo de 90 graus. Como resultado, os pulsos dos raios de luz que transportam dados em uma fibra monomodo são essencialmente transmitidos em linha reta direto pelo meio do núcleo. Isto aumenta em muito a velocidade e a distância que os dados podem ser transmitidos.



Devido a este desenho, a fibra monomodo é capaz de taxas mais altas de transmissão de dados (largura de banda) e maiores distâncias de lances de cabo que a fibra multímodo. A fibra monomodo pode transportar dados de rede local até 3000 metros. Apesar de esta distância ser considerada um padrão, novas tecnologias aumentaram esta distância e serão discutidas em um módulo futuro. A multímodo é capaz de transportar só até 2000 metros. As fibras laser e monomodo são mais caras que as fibras multímodo e LEDs. Devido a essas características, a fibra monomodo é freqüentemente usada para conectividade dentro dos edifícios.

ADVERTÊNCIA:

A luz laser usada com monomodo possui um maior comprimento de onda que pode ser vista. O laser é tão forte que pode causar sérios danos aos olhos. Jamais olhe na extremidade próxima de uma fibra que está ligada a um dispositivo na extremidade distante. Jamais olhe na porta de transmissão na placa de rede, switch ou roteador.
Lembre-se de manter capas protetoras nas extremidades da fibra e inseridas nas portas da fibra óptica dos switches e roteadores. Tenha muita cautela.
A Figura compara os tamanhos relativos do núcleo e do revestimento interno para os dois tipos de fibra óptica em diferentes vistas em secção. O núcleo da fibra menor e mais refinado em uma fibra monomodo é a razão porque a monomodo possui uma largura de banda e um lance de distância do cabo maior que a fibra multímodo. No entretanto, isto significa maiores custos de fabricação.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo do site. Explicativo e simples. Parabéns! Josué